quarta-feira, 16 de maio de 2012

Forração de Caixa - Passo a Passo








Vou demostrar aqui o passo a passo da técnica usada nesta caixa, forração em tecido, pode ser usada em vários tipos de caixas, como os porta jóias do meu último post.


Material
-Caixa
-Tecidos
-Cola
-Pincel
-Papel cartão ou cartolina
-Tesoura
-Fitas, cordão de São Francisco ou o que você quiser para decorar.

1- Passo
Marque no papel cartão ou cartolina a medida do fundo da tampa e do fundo da caixa. Meça por fora da caixa e diminua ao cortar de modo que caiba dentro da caixa.
Passe cola e cole no tecido que você escolher para ficar por dentro, este tecido deverá ser cortado com 1 a 2 cm  a mais, cortar os cantos e colar conforme a figura. Reserve.










2- Passo
Pegue a tampa da caixa, deite sobre o pano, meça dobrando as laterais do tecido para dentro e vincando nos cantos da tampa, para marcar onde vai ser cortado, deixar sempre um 1 cm sobrando para o fundo da tampa. Em seguida recorte o tecido, passe cola no fundo externo da tampa com o pincel, não deve carregar de cola para não manchar o tecido. Centralize a tampa sobre o tecido e alise muito bem para não deixar bolhas. Em seguida passe cola nas laterais, (sempre nas laterais de frente a outra). Dobre o tecido e alise bem. Atenção nos cantos, costumo usar a lixa de unha para dar o recorte. Depois acerto cortando as sobras com a tesoura. Passe a cola por dentro da lateral dobre o tecido e alise bem. Com os dois lados prontos vamos aos outros dois, do mesmo jeito, porém para tirar a rebarba do canto passe a lixa apenas para marcar e recorte com a tesoura, para evitar descolar o lado que já foi colado. Recorte o restante com a tesoura conforme a foto. Passe a cola e faça o mesmo processo.





















3- Passo
Repetir o mesmo processo com a outra parte.









4-Passo
Colocar o papel cartão que reservamos acima, no fundo das partes, agora pode passar mais cola, aproveitei para colocar um acabamento de fita, então embuti a ponta entre o fundo e o forro da tampa, puxei passando uma leve pincelada de cola, para não manchar a fita, até o outro lado da tampa.
Colado os forros então dei um acabamento com o cordão de São Francisco. E na tampa faça o acabamento que preferir.

















Talvez tenha ficado um pouco longo, mas espero ter passado os passos direitinho pra vocês que ainda não sabiam fazer esta técnica, é fácil e gostoso. Daí é só brincar com os tecidos, que estão cada dia mais lindos

e usar a imaginação. Aproveitem.

Se Inscreva para receber novidades.